sexta-feira, setembro 30, 2005

AS FRUTAS

Sempre acreditei que, na natureza, a unica forma viva (ou parte de uma) que realemente tinha funcao de alimentar outra forma viva eram as frutas e frutos.
Pelo simples fato de que eles existem para disseminar sua planta geradora e para isso, em grande parte dos casos, eles precisam atrair disseminadores.
A forma mais eficaz, em minha opiniao, que a natureza achou para fazer isso, foi ter em seus frutos a suculencia do paladar.

Mas por que parei para pensar nisso?
Animais nao existem para serem comidos. Sao comidos em detrimento da sobrevivencia de outros, mas lutam ate o ultimo segundo pela esperanca de permanecerem vivos.

As plantas nao exitem para serem comidas. Sao porque muito pouco podem fazer contra isso, no maximo alguns espinhos, algumas subtancias toxicas, um gosto iningulivel.

Sua raizes (as suculentas batatas, aimpins, cenouras) tem funcao de absorver nutrientes -agua e sais minerais-, acumular reservas energeticas e fixar a planta no solo.

Seu caule faz o transporte de todas as subtancias: a agua que vem das raizes e o oxigenio que eh produzido, principalmente, nas folhas.

As folhas entao... A porta de controle da troca de agua com o meio, a maquinaria que, de forma perfeita e bem elaborada, faz a fotossintese produzindo o oxigenio que eh tao vital a (quase) toda forma viva!

As flores sao responsaveis pela troca genica. Pela diversidade. Pela producao da semente.

A semente eh o embriao de uma nova planta. Onde tudo comeca e nunca termina. (Isso se o homem "deixar", claro... e infelizmente)

Raiz, caule, folha, flor e semente tambem nao existem para serem comidas, definitivamente.

Ja os FRUTOS... Esses sim! Existem para levar a semente adiante. Pare permitir o milagre da vida. Ele sim eh suculento para ser saboreado e consequentemente levar a semente pra outro lugar. Ele nao luta para viver... Ele se joga ao chao para ser alcancado!

Sempre tive essa certeza. E hoje, aqui nos EUA, mais do que nunca a confirmei.
Como exemplo as UVAS.
As tao deliciosas uvas.
Feitas para serem comidas.
Suculentas e doces como nunca.
Mas essas nao tem nenhuma outra missao a nao ser SEREM COMIDAS.

O milagre da vida termina nelas:

Elas nao tem sementes.

Nenhum comentário: